Tuesday, October 2, 2007

Santana Vs. Mourinho

Anda este cantinho à beira-mar plantado num razoável reboliço porque o nosso amigo "Santinix" - mais conhecido por "the night train... da Figueira" do que por ter passado com o rabo a correr pela cadeira do poder do palacete de S. Bento - se ter levantado (ainda mais a correr do que de S. Bento) da cadeira dos estúdios da SIC Notícias por entender que esta teve o desplante de o interromper para transmitir a chegada de "O especial" - agora que já cá está podemos dizer assim - ao aeroporto.
A malta da política mesmo os que sempre detestaram Santana aplaudem, porque acham inadmissível um político, qual ser supremo e acima de todos os outros comuns mortais deste sítio por eles tornado cada vez mais mal frequentado, ser interrompido, ainda por cima por um qualquer "inergumeno" treinador do célebre jogo.
A malta da bola também se indigna contra Santana, já estavam fartos de ouvir falar de assuntos sérios e gostaram da interrupção para poderem parar de pensar um bocadinho.
Não me parece estar aqui em causa um choque de titãs nem tão pouco um jogo de dominó entre a politica e o mundo da bola, como ambos os lados da barricada têm vindo a defender.
Para mim, Santana agiu bem, já o motivo pelo qual o fez fica para ele um dia se quiser explicar, e agiu bem não por ser uma figura mais importante do que Mourinho ou porque a política seja mais importante do que a bola mas sim pela relevância das temáticas em causa, senão vejamos, Santana falava sobre as eleições no PSD, que quer queiramos quer não é um assunto que para o bem e para o mal interessa a todos os portugueses mesmo aos mais desinteressados, e é interrompido em directo pela simples chegada ao aeroporto de José Mourinho, que mais não fez do que chegar a Portugal, como aliás faz tantas vezes, ah, já me esquecia, desta vez está mais rico. Não ouve grande entrevista, não foi dito nada sério nesse directo, desta vez nem teve uma das suas fantásticas "tiradas", nada, vimos apenas "O especial" a dizer que ia descansar e seguir a sua vidinha.
Se a entrevista tivesse sido interrompida por exemplo quando Mourinho havia sido despedido e fosse fazer uma declaração em directo, eu compreendia, tratava-se de uma notícia de última hora, com algum impacto jornalístico até por constituir uma surpresa. A SIC Notícias que sem dúvida é uma referencia no plano informativo nacional e que sem dúvida faz um acompanhamento em tempo real desta vez cedeu ao voyourismo barato e interrompeu um assunto importante para passar um outro que sinceramente não me interessa para nada, e ainda que fosse passado à pressão entre outras notícias num dos blocos informativos continuaria a ter para mim o mesmo interesse, ou seja, zero.

Mário Lima

1 comment:

Nuno Luz said...

Este caso absurdo é apenas o reflexo da podre sociedade onde vivemos...