Thursday, October 18, 2007

Lobinhos.

Devo de confessar que já ando sem paciência para tanto uivo em volta da nossa selecção nacional de rugby mais conhecida por "Lobos".
Não é que não reconheça o bom trabalho que foi feito ao tornarem-se a primeira selecção amadora a chegar a um mundial, mas sinceramente, parece-me que tanto alarido em torno de uma equipa que nem sequer cumpriu nenhum dos objectivos a que se propunha no mundial é um manifesto exagero.
Toda a festa, livros, palmadinhas nas costas etc. são o reflexo de uma nação que não só se contenta com pouco, mas também assume de facto a sua pequenez e todas as suas limitações, limitações essas que são na grande maioria das vezes mais psicológicas do que reais.
Um dos grandes argumentos usados para enaltecer os lobos é o contraponto com o futebol, diz-se que os futebolistas ganham milhões e estes coitadinhos não ganham nada e... cantam o hino como ninguém. Francamente. Se o único mérito que conseguem atribuir a uma equipa nacional é a forma como canta o hino, metam a Mariza a cantar o hino e a "levar" com a Nova Zelândia em cima. Pois, só que estes "coitadinhos" também são todos oriundos de estratos sociais bastante elevados. Não me lembro de ver nenhum padeiro ou algum pedreiro na selecção.
Porque é que em vez de tantas palmadinhas nas costas e tantas felicitações não se criam as condições para que estes jogadores possam evoluir para profissionais, criando infraestruturas para treinos? Porque não abrir a modalidade à generalidade da população? Esse sim, era o prémio justo e merecido.
É que os mesmos que hoje felicitam amanhã esquecem.

Mário Lima

1 comment:

Unknown said...

Marito, tenho d discordar ctg nesta... Eu fikei adepta do rugby! Se n s estedeu a outras classes sociais foi pk ainda n teve tempo. Se começou nesta, foi pk relament são os k têm dinheiro. Acho k só deram esperança a pessoas como eu k n acham d todo o futebol uma actividade saudável como organização. Dá tempo ao tempo...

bj.