Thursday, May 3, 2007

Novas oportunidades.

A delícia do absurdo de hoje é o chamado programa novas oportunidades, mais concretamente a odiosa publicidade que lhe dá visibilidade, criado como sendo um autêntico poço de virtudes, ameaça por esta altura tornar-se num perigoso desagregador das classes mais baixas.
Se por um lado é de louvar um programa que tem os seguintes objectivos: «fazer do 12º ano o referencial mínimo de formação para todos os jovens; colocar metade dos jovens do ensino secundário em cursos tecnológicos e profissionais» e ainda «qualificar um milhão de activos até 2010» o que são à partida objectivos correctos, por outro lado quem vê a coisa com um pouco de mais de atenção não pode deixar de questionar a forma como se pretendem atingir esses objectivos.
Não posso deixar de dizer o quão "chocado"
fiquei quando vi o Prof. Carlos Queiroz (claro que não fiquei chocado por ser ele) a aparar a relva de Old Trafford com um ar mais triste que a noite e a dizer qualquer coisa do género "até gosto do meu trabalho, permite-me estar em contacto com a minha paixão, mas ganha-se mal. Se ao menos tivesse estudado..."
Lembro-me da primeira vez que vi o dito anúncio ter pensado "eh pá, o que estará nesta altura a pensar o Sr. que corta a relva da nossa bem amada "Catedral"!? Bem, deve de se estar a sentir um coitadinho. É claro que o Sr. da relva não tem nada que se sentir um coitadinho, até porque provavelmente até terá estudado mais do que as estrelas de futebol que utilizam a relva por si aparada, e que apenas são socialmente bem vistas pelo facto de terem dinheiro.
O que a lamentável campanha está dizer ao Sr. da relva, é, tal qual como a professora faz ao menino que se porta mal, também o Sr. da relva como não estudou está de "castigo" a cortar a relva. Não importa se depois de concluídos os estudos e se começar a portar bem ele até vai voltar a aparar a relva. O que os iluminados que criaram a dita "aberração" se esqueceram, é que para se tratar da relva de um estádio de futebol, é necessário muito mais do que força física, é necessária muita experiência e muito conhecimento. Este é um trabalho normalmente desempenhado por pessoas altamente qualificadas e ao que julgo saber razoavelmente bem pagas.
Fico muito triste por viver num país em que para se ser respeitado socialmente é necessário ser-se tratado por Sr. Doutor ou por Sr. Engenheiro.
Fico triste por viver num país que ainda não percebeu que a nossa sobrevivência enquanto seres humanos não depende apenas das pessoas que ocupam os altos cargos quer na administração pública quer nos grandes grupos privados.
A sociedade depende isso sim de um todo, um conjunto de pessoas e de profissões que à partida podem parecer completamente dispares mas que mais cedo ou mais tarde acabam por se cruzar e complementar. Assim sendo nunca uma profissão deveria de ser considerada baixa.
Um médico só existe porque em tempos existiu um grupo de pedreiros que construiu a universidade onde estudou (não estou a ver uma qualquer faculdade a funcionar em tendas, muito menos uma de medicina).
Infelizmente a situação retratada no citado anúncio é a mais pura das verdades, e no fundo até fica bem assumi-la, no entanto não me parece nada justo quem tanto estudou não seria capaz de criar uma forma mais apelativa para incentivar os jovens a estudar?
Em suma, a ideia parece-me à partida boa e até de louvar, no entanto a maneira de atingir os seus fins é na minha opinião lamentável.
Pergunto-me, em 2010 quem irá cortar a relva da "Catedral"? Será alguém chamado Yuri? Talvez. Uma coisa tenho a certeza, seja quem for, infelizmente continuará a não ser visto na nossa sociedade com o valor que lhe é devido.
Espero sinceramente estar enganado.

Até à próxima.

Beijos e abraços

Mário Lima

2 comments:

Hugo Mendes said...

Muitos parabens meu amigo Mario. Ora ai está se é verdade que todos nos devemos formar o mais possivel tambem não deixa de ser verdade que se já agora a maior parte dos portugueses está sempre á espera que tudo apareça feito mas se possivel que sejam outros a fazer emtão como vai ser quando todos tivermos o 12º ou mais? Estou mesmo a ver ou o pais pára ou temos de importar mais mão de obra estrangeira. Um grande abraço. Hugo Mendes.

Unknown said...

Mt bem dito! Ha q louvar aqueles que fazem os tais trabalhos "sem estudos". Pq sem eles, os doutores n seriam doutores, as cidades onde vivem os doutores seriam lixeiras imundas! Tenho muito respeito por eles e acho que tal como a saúde e a educação sao das bases de um pais, estes são a base da civilização. Bom assunto!