Friday, June 6, 2008

A encruzilhada de Sócrates

Quando o governo em mais uma demanda populista dos aflitos, decidiu baixar a taxa de IVA dos 21 para 20%, já deveria estar a prever aquilo que toda a gente (menos ele) estavam a prever, o constante aumento do preço dos combustíveis.
Sendo certo que não cabe de forma alguma ao governo a fixação dos preços dos produtos petrolíferos, é no entanto, o governo que cobra impostos sobre os mesmo. O que aconteceu a Sócrates, foi a sua mais infeliz jogada política, ao anunciar a descida da taxa de IVA, perdeu qualquer margem de manobra que poderia ter para mexer na taxa do ISP ou de IVA sobre os produtos petrolíferos.
Neste momento, não pode recuar na sua decisão e trocar uma medida por outra.
A contestação aumenta. E neste momento estou curioso para ver como vai ser a reacção do governo. Vamos ver, com as eleições à porta, e Sócrates a baixar cada vez mais os seus índices de popularidade, até quando vai o governo resistir à tentação de mexer nos impostos dos combustíveis.
Neste momento a questão que se coloca nos seio do governo é: mexer nos preços dos combustíveis e ganhar as eleições, mas deixando desta forma as finanças públicas novamente de rastos; ou manter os impostos dos combustíveis, minimizando os perigos para as finanças públicas da baixa do IVA, mas perder as eleições.
Sócrates tem a palavra...

Mário Lima

No comments: