Friday, June 13, 2008

É preciso ter lata...

A propósito da participação ou não participação do F. C. do Porto nas competições europeias de futebol, muito se tem escrito e muito se tem dito. Por um lado, os que defendem que sim, que o F. C. do Porto deverá poder participar, uma vez que conquistou esse direito dentro das quatro linhas, e que outros (Benfica) não o conseguiram, e por isso não merecem ocupar esse lugar. Ora, de um ponto de vista pouco reflectido isso é a pura das verdades.
De um ponto de vista mais reflectido, pergunto: ficaram ou não provadas as tentativas de corrupção por parte do F. C. do Porto a um árbitro? É que sinceramente, o que mais me choca é que nunca ninguém ligado ao F. C. do Porto desmentiu estes factos, têm sim, escudado-se em meras questões processuais que possam permitir ao clube competir este ano na Europa, e num suposto "complot" benfiquista contra eles.
Do ponto de vista processual, não sendo jurista, não tenho uma opinião formada acerca da justeza ou não, de uma eventual exclusão do clube. Já do ponto de vista moral, parece-me tremendamente injusto que um clube que corrompe e não o nega, não seja penalizado, transmitido desta forma a mensagem de que o crime compensa.
Quantos foram os milhões ganhos pelo F. C. do Porto na Liga do Campeões no ano a que se reportam os factos? Esse dinheiro terá ou não servido para o reforço da equipa de futebol no ano seguinte, criando desta forma um efeito bola de neve. Isto constitui um grave caso de concorrência desleal para com os outros clubes.
Choca-me também que a maioria dos ditos "opinion makers" e comentadores se estejam a virar contra o Benfica por defender junto da Liga e da Uefa a exclusão do F. C. do Porto. Parece que o crime do Benfica é ainda muito pior do que a tentativa de corrupção do clube portista.

Mário Lima

No comments: