Tuesday, April 20, 2010

Alguém nos anda a "Mexer" no bolso...

Os bónus atribuídos aos nossos gestores constituem um escândalo de tal maneira grave que deveria levar a que os trabalhadores das empresas cujos gestores são pagos como se de Xeques das Arábias se tratassem, se recusassem a trabalhar durante uns largos tempos.
Tomemos como o exemplo o caso de António Mexia, gestor da EDP que recebeu no último ano qualquer coisa como 3.103 milhões de Euros. Em lista publicada pela edição nº 310 de 8 de Abril da revista Sábado, apenas 3 gestores a nível internacional receberam mais do que Mexia: Lawrance J. Ellison da Oracle com 62. 649 Milhões, Rupert Murdoch da News Corp. com 13.345 Milhões e Harold W. McGraw da McGraw & Hill com 4.374 Milhões, mas para espanto dos portugueses em geral Mexia consegue ganhar mais do que Steve Ballmer CEO da Microsoft, sim, esse mesmo que está a fazer o trabalho de Bill Gates. Chamo à atenção que a sábado não específica se existirão mais alguns gestores melhor pagos que Mexia.
Quando Mexia vem, com a candura de uma criança que por ter feito os deveres tem direito a comer um chupa, dizer que como cumpriu os objectivos que os accionistas propuseram que tem direito a estes bónus acho que o resto dos trabalhadores da EDP devem ficar no mínimo nauseados e deixar que fosse Mexia e a sua trupe a arranjar os contadores quando estes avariam, a colocar os cabos de alta tensão e a fazer todos os outros trabalhos que os restantes empregados fazem, já que ao que parece se os objectivos da empresa são cumpridos graças a ele então assim ao menos justificava o dinheiro que ganha e ainda poupava aos abençoados accionistas os ordenados dos restantes trabalhadores.
A história do cumprimento dos objectivos é tão mais escabrosa uma vez que a EDP opera em monopólio, ou seja, não tem concorrência. Todos nós de uma maneira ou de outra temos de lhes pagar.
O pior é que não é só na EDP que isto se passa, passa-se na PT onde os 2,5 milhões recebidos por Zeinal Bava davam para construir quatro escolas, passa-se na Galp e em muitas outras, onde aparecem "artistas" sem qualquer "curriculum" sem ser o das "jotas" partidárias que se arvoraram no direito de receber 1,5 Milhões de Euros como Rui Pedro Soares recebeu na PT.
Já consideraria isto grave num país como Portugal se de empresas privadas se tratasse, mas em empresas cujo Estado tem participação nem tenho palavras.
Já sei que o texto tem algo de "populista", assim seja. Se ser populista é defender a justiça, a equidade e sobretudo transparência e verdade pois então eu sou do mais popularucho que existe.
Para concluir: como digo no título, alguém nos anda a mexer nos bolsos e o pior é que nós deixamos.

No comments: