Tuesday, December 1, 2009

Worten sempre (ou não).

Não, apesar do título não vou reclamar de nada que a Worten me tenha vendido, como quem me conhece já deve ter pensado, dado o meu azar crónico com os bens que compro, ser bem conhecido. Acontece que ao pagar o última artigo que adquiri na referida Worten, foi-me proposto arredondar a conta a favor de uma qualquer instituição de solidariedade social da qual não me recordo o nome e também não interessa para o caso.
Imaginem que adquirem um artigo no valor de 9,90€, a proposta é pagar-mos 10€ e os 0,10€ da diferença revertem a favor da dita instituição. Quando me foi proposta esta situação, imbuído no espírito natalício, acedi. Fui no entanto a caminho de casa a matutar no assunto. Pensei cá para comigo: uma empresa tão grande, que no primeiro trimestre de 2009 registou um crescimento de 16% na área do retalho especializado (na qual está incluída a Worten), com um volume de negócios 1.264 milhões de euros (mais 4,9% face ao primeiro trimestre de 2008), o que mostra que a empresa apesar da crise continua a apresentar resultados bastante positivos. Não deveria ser ela própria se realmente quer ajudar os mais pobres a abdicar de 0,10€ ou um outro qualquer valor, da sua margem de lucro, que suponho ser mais elevada por artigo que este valor?
Acontece que nós de uma forma irreflectida, contribuímos, até porque 0,10€ não custam a dar a ninguém. No entanto, reparem na estratégia de marketing brilhante: a empresa não tem qualquer tipo de despesa, e passa por boa samaritana aos olhos do povo o que sem dúvida contribui para uma imagem positiva, hoje tão importante na área do retalho.
A responsabilidade de uma empresa da dimensão da Sonae, passa não tanto por dar contribuições estéreis e pontuais, deveria de começar isso sim, pelos próprios colaboradores que trabalham por turnos, domingos e feriados, por pouco mais que o salário mínimo.
Poupem-me!

Mário Lima

3 comments:

Nuno Figueiredo said...

Completamente de acordo. O que aqui escreveste já tinha sido o meu discurso na Worten quando o funcionário me perguntou se eu queria arredondar.

Unknown said...

Agora só para chatear vou analisar o episódio de outra perspectiva menos amarga.

A Worten é uma organização com fins lucrativos que dispõe do privílégio de contactar diariamente com milhares de clientes. Os mesmos clientes são pessoas, humanas por natureza, que gostam de apreciar uma mente racional, brilhante quando se vêm ao espelho. Na prática, a verdade verdadinha é que tomam decisões de forma puramente emotiva que depois procuram justificar de uma forma racional.

Por outras palavras, este episódio responde à lei natural das coisas, a Worten dispendeu de algum orçamento para criar uma campanha de marketing social, que todos nós apreciamos e que lhe traz um retorno muito positivo à imagem.

O meu amigo Mário e outros excelentes corações que andam nesta terra sentiram a magia Natalícia e decidiram participar na campanha. Quando procuraram justificar racionalmente a decisão, a coisa não bate certo!! Esqueçam lá isso, da minha parte aproveito para vos agradecer o acto solidário.

O meu brinde Natalício ao coração de um amigo de longa data.

Word of the Wind said...

Mário! Não sabia que agora tinhas um blog!
R. Rolim