Thursday, January 15, 2015

A propósito dos estágios

Numa economia que se quer pujante, não é atirando subsídios às empresas para contratar ou para o que quer que seja que vamos colocar o país a crescer.
A recente medida de incentivo do governo é mais uma artificialidade que não só vai mascarar os números do desemprego como também não resolve nada. Mais uma vez insisto, num país pequeno como o nosso o grande drama são os salários baixos, e a falta de aposta na exportação. Com o poder de compra baixíssimo e sem uma aposta clara na exportação quem compra o que produzimos?
Uma empresa que não consegue pagar ordenados acima do valor actual do salário mínimo não é tão pouco uma empresa viável. Temos vivido há demasiado tempo com este problema. É certo que é impossível aumentar os vencimentos dos trabalhadores para o dobro de um momento para o outro, mas deveríamos caminhar no sentido de aumentar os salários e não da sua diminuição como tem sido a política actual (e não é o aumento que foi feito do salário mínimo que altera isto) pois cada vez mais a ideia das empresas é ter os trabalhadores pouco tempo pois têm sempre mão-de-obra barata (e muitas vezes qualificada) para contratar pelo salário mínimo, a recente medida do governo só irá agravar ainda mais esta situação.

No comments: