Sunday, July 5, 2009

O "Mafarrico"

O gesto que Manuel Pinho fez no debate acerca do estado da Nação até teria tido piada se não tivesse sido feito em plena Assembleia da República, aliás, pensado melhor até assim teve uma certa piada, a começar pela expressão do Ministro, que transformou o debate numa qualquer discussão de café (bem, se calhar não é de café mas sim de tasca). O Ministro, perdão, Ex. Ministro, dizia para Bernardino Soares "vocês têm é dor de corno, pois é...", e como achou que a frase não era suficientemente explicita fez o já icónico gesto.
O sucedido, ao contrário do que se tem por aí dito, representa mais uma vitória do PS sobre o PSD, na medida em que o deputado social democrata, o tal da barbinha, (digo da barbinha, porque já não me consigo lembrar do nome dele), mandou um outro deputado do PS, "Pó Caral...". Faltou-lhe no entanto o clássico manguito (ninguém me tira da cabeça que se ele tivesse feito o manguito que eu me ia lembrar do nome dele).
Se juntar-mos a isto os constantes insultos camuflados de troca de ideias, em que se chamam mentirosos uns aos outros, entre muitos outros mimos, percebemos porque é que numa altura de crise se gastaram tantos milhões de euros (3.172.266€ nas obras, 819€ para reforço sísmico - nisto foram poupadinhos e 500.000 em equipamento informático), é que desta forma vão conseguir esconder do povo a única coisa que até aqui não conseguiam, a falta de educação, elevação e infelizmente não poucas vezes, de relevância para a Nação, do debate que os 230 deputados democraticamente eleitos conseguem ter. De que forma? Fácil, usam o messenger, o Twitter os blogues, etc. Vão poder filmar e fotografar os opositores se estiverem... sei lá... a tirar macacos do nariz, a dormir, etc. e vão poder transmitir estas belas imagens em tempo real no You Tube, facebook, hi5.
Ah, como é bom saber que temos o parlamento mais moderno da Europa...

Mário Lima

No comments: