Monday, April 27, 2009

Investimento público

Numa altura em que parece que só se fala de crise, o governo vem quase todos os dias anunciar um novo investimento público, um aeroporto ali, um TGV aqui, uma auto-estrada acolá...
Sem querer entrar na discussão da real utilidade destes investimentos, deixo a pergunta no ar, não haverão nesta altura investimentos não só mais baratos como mais úteis?
Sou da opinião que apesar dos tempos difíceis que atravessamos e vamos continuar a atravessar, esta seria uma óptima oportunidade para traçar um plano a longo prazo que envolvesse os três pilares fundamentais de um país, a educação, a saúde e a justiça. E seria uma óptima oportunidade na medida em que nesta altura nenhum português de bom senso exigiria mais uma auto-estrada ou mais uma ponte sobre o Tejo. Estas reformas seriam obviamente mais estruturais do que infra-estruturais, ainda que aqui e ali sejam necessárias mais escolas, hospitais e tribunais, ou a remodelação dos existentes.
Enquanto os nossos governantes não perceberem que o país só pode evoluir se os próprios portugueses evoluírem também, nunca chegaremos a lugar algum. Esta evolução não se consegue andando mais depressa de um lado para o outro (ainda que isso seja importante). De nada me serve conseguir chegar depressa ao hospital se depois vou estar horas à espera para ser tratado e por vezes mal, não conhecendo os meus direitos e os meus deveres enquanto cidadão e não os podendo fazer valer quando são atropelados.
Defendo esta solução apenas quando encontrado um concensso a nível geral, que não seja hipotecado pela subida ao poder de um novo governo.
O caminho não será no entanto este, e até lá, já os nossos netos estarão a pagar a factura dos incompetentes que dos vários quadrantes se têm governado e (des)governado o país.

1 comment:

Anonymous said...

adeliciadoabsurdo.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading adeliciadoabsurdo.blogspot.com every day.
cash loans
pay day loans