Monday, August 18, 2008

O pequeno grande Marco

Desde os meus tempos de miúdo, em que religiosamente me sentava no sofá, para ver as aventuras do Marco e da Heidi nas alvas montanhas dos Alpes Suíços, que não me divertia tanto com um tipo chamado Marco. Quem tem estado atento aos Jogos Olímpicos de certeza que já percebeu a que Marco me refiro, sim, claro que estou a falar do nosso lançador de peso, Marco Forte.
É verdade, o nosso Marquito voltou de Pequim com as mãos a abanar, e segundo o próprio, o principal motivo foi, imagine-se... a prova ter decorrido de manhã. É verdade, ao que parece o nosso herói não "funciona" de manhã, e como o próprio admitiu, "... Àquela hora o corpo quer é caminha." E ainda "...o primeiro lançamento até correu bem, mas depois, com o passar do tempo, as pernas começaram foi a pedir cama."
Eh pá, eu sinceramente acho que o homem merecia de facto ganhar uma medalha, só quem nunca acordou de manhã cedo para ir trabalhar é que não consegue compreender o drama do homem. Digo mais, deviam de dar duas medalhas ao rapaz, a primeira pelo esforço quase heróico, e a segunda, pela justificação de fracasso mais plausível, pelo menos não veio com a choradeira do costume, os árbitros que prejudicam sempre de propósito o nosso país, e com o clima que era mau, etc. Dar-lhe-ia ainda, o prémio "fair-play", porque é de assinalar o ar simpático e até bonacheirão com que o nosso rapaz encarou o não apuramento para a final, atitude que só está ao alcance dos grandes campeões...
O homem além disto tudo conseguiu ainda acrescentar um toque de humor e boa disposição à autêntica tristeza que tem sido a participação portuguesa nestes Jogos Olímpicos. (Valha-nos Sta. Vanessa.).
Por tudo isto, e mais alguma coisa que me tenha esquecido de dizer, bem hajas Marco...

P.S. Estás cheio de sorte, o C.O.I. acaba de anunciar que todas as provas de lançamento de peso nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, decorrerão durante a tarde, e aí Marco, aí, vais puder brilhar em... força!

Mário Lima

No comments: