Saturday, January 5, 2008

Lisboa - Dakar

Pela primeira vez em trinta anos de história, foi ontem anunciado que a edição deste ano do Dakar seria cancelada por motivos de segurança. Ao que parece os serviços secretos franceses terão interceptado uma mensagem de um grupo terrorista de nome GSPC - Grupo Salafita para a Prédica e Combate, que ameaçava directamente a caravana do Dakar. Quem quer que sejam estes tipos, parece que estão ligados à Al Qaeda, e com um nome destes cheira-me a gente perigosa...
Se no imediato pode parecer uma decisão acertada o cancelamento do rally uma vez que nenhuma vida humana se pode sobrepor a um qualquer interesse económico ou financeiro como é o caso.
Já reflectindo melhor deixa-me algumas dúvidas ser esta decisão mais acertada. Por principio parece-me má política ceder a qualquer tipo de ameaça terrorista, sob pena de ao fazê-lo se estar a dar trunfos importantes às redes terroristas sejam elas quais forem.
A partir deste momento abriu-se um grave precedente que vai permitir que grupos terroristas ameacem cada vez mais o estilo de vida das populações e sem terem de se dar a grande trabalho.
Quero deixar aqui bem claro que não sou um grande adepto do desporto automóvel e muito menos do Dakar, não tendo por isso a minha opinião toldada por me ver privado de acompanhar as emoções do rally.

Mário Lima

No comments: